segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Cara de quem? II

Cara de quem? II
Gildo Alves Bezerra

“cinco séculos de exploração.
Mas, a resistência ainda no coração.”
“apesar de minha roupa
Também sou índio”.

         A resistência no coração
        A ação contra a exploração
        Demonstramos através da educação.

Nossa ação é valida
Ao som do tambor
Como educador
Para termos caras de negros e índios.

      “quando você se encontrar
        Escolha a melhor forma de te expressar”.

“direitos iguais e justiça
Para o povo tupy e guarani
E todas etnias”

      “Um lamento triste
        Sempre ecoou
        Desde que o índio guerreiro
        Foi pro cativeiro
        E de lá cantou”.

“negro entoou
Um canto de revolta pelos ares
No quilombo dos palmares
Onde se refugiou...”

     “...Todo povo dessa terra
     Quando pode cantar
     Canta de dor”.

“E ecoa noite e dia
É ensurdecedor
Ai, mas que agonia
O canto do trabalhador
Esse canto que devia
Ser um canto de alegria
Soa apenas
Como um soluçar de dor”

       “glória a todas as lutas inglórias
         Que através de nossa historia
         Não esqueceremos jamais”

Qual é a nossa cara?
Qual é a nossa memória
Através da história?

        Nossas lutas não esqueceremos jamais.
        Enquanto educador
       Ao som do tambor (percussão do instrumento citado)
       E agogô (percussão do instrumento citado)
       Ao som do pandeiro (percussão do instrumento citado)
       E do ganzá (percussão do instrumento citado)
      Demonstraremos para o Brasil
       Que existem diversas formas de lutar.

     

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