sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Questão de pele: desumanização?


Questão de Pele: desumanização?
Gildo Alves Bezerra

Minha pele
“Não é fardo nem farda”.
Mas. “Vista minha pele”.
Então, entenderás fardo pesado.
Do passado
Da injustiça e
Desigualdade
Que ainda tenho
Que transportar no meu lombo
Azarado.

Pare e perceba:
O etnocentrismo,
O eurocentrismo...
Tão presente em nós.
Que nos deixa
Sem memória
E voz.

A estética é da opressão.
Ainda! Da cruz e da espada.
Querendo reduzir o índio e o negro
A nada.

O povo não pode
Seguir o caminho
Da manada.

Para uma invernada
De uma história
Negada.

Mascarada
As contradições
Na visão “da democracia racial”.

Resista
E perceberás
Que “o passado tem relação
Ativa com o presente”.
O sofrimento do meu ancestral
Ainda, dói em minha carne.
Não se alarme.
Mas, nosso país ainda é da exclusão social: do Negro e índio.

 Ainda!
É “o reino da cruz e da espada”.
Numa incipiente:
Escalada,
Caminhada
Na busca da justiça, igualdade social etc.

Mas, não com essa história.
Ainda, hoje ensinada:
Europeirizada.
Que mascara as contradições.
Não nos deixa ver
A desumanização
Na visão de educação
Que nega ao meu povo
De novo o direito a educação.
Nossas nações de negros e índios
Só vivem apenas uma incipiente inclusão.

Se queremos a justiça e igualdade social
A educação deve ser para diversidade étnico-racial.
Teoria e prática tem de ser nosso rumo e
Norte.
Não devemos continuar
A viver
Nesta roleta russa.
A emancipação humana
Não deve ser questão de sorte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário