sexta-feira, 18 de outubro de 2013

reflexão sobre o racismo.


 |Veja mais publicações |
Racismo no Brasil
Editora: Editora Fundação Peirópolis
Ano: 2002
O Brasil é um país de muitas cores, de muitas vozes, da cultura de muitas etnias. É o país da diversidade, isso todos sabemos. Nessa afirmação, porém, reside uma perniciosa falácia, que dificulta desmascarar a supremacia branca incorporada na mentalidade nacional e a construção de um esforço contínuo na sua superação.

Surpreenderia a muitos de nós conhecer a naturalidade com que o racismo está impregnado em nosso cotidiano e os números desastrosos a evidenciar as conseqüências desse sentimento etnocêntrico que ironicamente corrói as esperanças de uma sociedade mais igualitária e justa.

Para ajudar a compreender a força oculta do racismo, este livro foi dividido em três partes. A primeira consiste em artigos que nos levam a reconstruir a historicidade de conceitos de raça, etnia e nação na história do pensamento ocidental. Já na segunda parte, temos a questão da identidade racial brasileira em artigos sobre a crise da modernidade e a dificuldade de integrar as diferenças, os efeitos paradoxais da globalização, dentre outros. Por último, mas não em último, a terceira parte do livro aborda as políticas de ação afirmativa e as conquistas mais recentes da sociedade organizada no enfrentamento do racismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário