quarta-feira, 10 de outubro de 2012

QUEM SÃO "OS FORA DA LEI" EM LARANJEIRAS?


QUEM SÃO “OS Foras da Lei” em LARANJEIRAS?

Gildo Alves Bezerra

É uma vergonha perceber que o Município de Laranjeiras, um dos mais ricos do Estado de Sergipe, é o único que quebrou a carreira dos profissionais do magistério e desrespeita a nossa CONSTITUIÇÃO FEDERAL (ART. - 206 que se refere aos princípios do ensino: desrespeita ao item V-VALORIZAÇÂO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÂO ESCOLAR e o item VIII- PISO SALARIAL PROFISSIONAL NACIONAL PARA OS PROFISSINAIS DA EDUCAÇÂO ESCOLAR PÚBLICA), a Lei do Piso (ART- 2º referente a definição do profissional da educação: desrespeita ao § 2º- POR PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO BÁ SICA ENTENDEM-SE AQUELES QUE DESENPENHAM AS ATIVIDADES DE DOCÊNCIA OU AS DE SUPORTE PEDAGÒGICO À DOCÊNCIA e ART. 6º A UNIÃO, OS ESTADADOS, o DISTRITO FEDERAL e OS MUNICÍPIOS DEVERÃO ELABORAR OU ADEQUAR SEUS PLANOS DE CARREIRA E REMUNERAÇÃO DO MAGISTÉRIO ATÉ 31 DE DEZEMBRO DE 2009), a LDB (art. 61º CONSIDERAM-SE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR BÁSICA OS QUE NELA ESTANDO EM EFETIVO EXERCÍCIO E TENDO SIDO FORMADOS EM CURSOS RECONHECIDOS – I PROFESSORES HABILITADOS EM NÍVEL MÉDIO OU SUPERIOR PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO) e também a lei municipal, 23/2009 (art. 29-Fica assegurado nos termos da Constituição Federal revisão geral anual da remuneração dos profissionais do Magistério público do Município de Laranjeiras sempre na mesma data de janeiro e sem distinção de índices). Como os administradores de Laranjeiras não percebem que eles apresentam um atestado de insapiência ou querem achar que somos nós que não entendemos o que significa “sem distinção de índices”? Prefeita e vereadores vocês devem respeitar o Estado Democrático de Direito ou seguir a vontade pessoal de vocês?
Todo esse cenário dos "foras da lei": Prefeita Ione Sobral; Vereadores: Mauro, Ceiça, Carmem, Luciano e Brasilina. Cabem as seguintes perguntas: Qual o respeito que essas pessoas têm com a educação e com a população de Laranjeiras, Esses Ditadores sabem que a educação é fundamental no desenvolvimento Econômico-social dos filhos dos trabalhadores do município? Ou é sua origem latifundiária é que determina a forma e o conteúdo de como administrar Laranjeiras, Dizem que é "Laranjeiras da gente"? Mas, Qual é o conceito que a prefeita e supracidos vereadores têm de gente? Será que é para a população não perceber a injustiça e a exclusão social presente principalmente entre os afrodescendentes que a educação não é priorizada em Laranjeiras?
Nem direito a memória os afrodescendentes tem. VISTO QUE, NÃO SE CRIA AS CONDIÇÕES PARA A EFETIVAÇÃO DA LEI FEDERAL 10639/2003. POR QUE SERÁ? Veja o que Diz a LDB “Art. 26-A. Nos estabelecimento de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena”. Vejam torna-se obrigatório o estudo dessas temáticas com a palavra os gestores e vereadores para explicar o porquê isso não acontece em nossa cidade. “Mas, a memória coletiva é não somente uma conquista, é também um instrumento e um objeto de poder”, Le Goff. Então, Percebam porque a prefeita e os cinco vereadores não valorizam os profissionais do magistério com o pagamento do piso salarial nacional e com a implementação de política de formação continuada para os professores algo fundamental visando uma educação de qualidade social.
 A educação merece respeito. E o respeito inicial a educação é pondo em prática as leis do nosso país. Mas, Isso em Laranjeiras do patrimonialismo é pedir demais! Aqui são famílias de donos de terras que revezam no poder.
Então, Como comemorar 180 de independência da cidade neste cenário de injustiça e desrespeito ao um direito fundamental para o desenvolvimento da população que é a educação? A educação não pode ser vista como gasto, como pensam os conservadores e sim como investimento social, como pensam aqueles que desejam uma sociedade justa e igualitária. Para não serem “foras da lei” o respeito ao Estado democrático de direito deve ser o princípio a ser seguido por administradores (Presidente, governadores e prefeitos) e legisladores (Senadores, deputados e vereadores). Mas, isso em Laranjeiras parece que é exigir demais! Por que será que a prefeita Ione Sobral e os vereadores citados anteriormente não querem o cumprimento de nossa Constituição Federal, que diz no “art.206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios... VIII – Piso salarial profissional nacional para os profissionais da educação pública, nos termos de lei federal”?
Vejam o que nos dizem Nelson Mandela e Paulo Freire e a partir das reflexões do líder Negro e do lutador por uma educação libertadora tire suas conclusões. Mandela nos diz “A Educação e o ensino são as armas que podes usar para mudar o mundo.”
Agora vamos observar o que nos diz Paulo freire “... A luta em favor do respeito aos educadores e à educação inclui que a briga por salários menos imorais é um dever irrecusável e não um direito deles. A luta dos professores em defesa dos seus direitos e de sua dignidade deve ser entendida como um momento de sua prática docente, enquanto prática ética, não é algo que vem de fora da atividade docente, mas algo que dela faz parte.”.
População de Laranjeiras ser Profissional do Magistério Público de nossa cidade é abrir mão de nossos direitos como querem a Prefeita IONE SOBRAL e os vereadores: MAURO, CARMEM, CEIÇA, LUCIANO e BRASiLINA? Será que essas pessoas que deveriam agir em pró de uma educação de qualidade social para melhorar as condições de vida da população de nossa cidade se realmente desejassem uma “LARANJEIRAS DA GENTE” sabem o significado dos termos a seguir “...Revisão geral anual da remuneração dos profissionais do Magistério Público de Laranjeiras”... “e sem distinção de indicies”?
Todo esse cenário, que os políticos citados de Laranjeiras, teimam em manter é por que eles entendem a educação como gasto e não como investimento social! E também não se preocupam em respeitarem o Estado Democrático de Direito. Pensem que “A sociedade que não valoriza seus professores se torna egoísta, selvagem, sem valores e sem conhecimento... e pior desumana!”. É ASSIM QUE ELES PENSAM QUE DEVE SER “LARANJEIRAS DA GENTE”?

Nenhum comentário:

Postar um comentário