domingo, 13 de setembro de 2015

Poder Negro

Black Power
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disambig grey.svg Nota: Se procura pelo penteado que leva o mesmo nome, veja Afro.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde Julho de 2008). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notíciaslivros e acadêmico)
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/f/ff/Robert_F._Williams.jpg/150px-Robert_F._Williams.jpg
Robert F. Williams foi um importante proponente da corrente Black Power nos Estados Unidos.
Black Power (em portuguêsPoder negro) foi um movimento entre pessoas negras no mundo ocidental, especialmente nos Estados Unidos. Mais proeminente no final dos anos 1960 e início dos anos 1970, o movimento enfatizou o orgulho racial, racismo e da criação de instituições culturais e políticas negras para cultivar e promover interesses coletivos, valores antecipadamente, e segura autonomia para os negros.
O mais antigo conhecimento do uso da expressão "Black Power" veio de um livro de Richard Wright de 1954 intitulado "Black Power". O primeiro uso da expressão em um sentido político pode ter sido por Robert F. Williams, presidente da NAACP, escritor e editor da década de 1950 e 1960. A expressão "Black Power" foi criada por Stokely Carmichael, militante radical do movimento negro nos Estados Unidos, após sua vigésima sétima detenção em 1966. "Estamos gritando liberdade há seis anos. O que vamos começar a dizer agora é poder preto", anunciou.
Hoje, muitos jovens assimilam a expressão "Black Power" a um estilo de cabelo apenas, sem conhecer todo o fundo histórico e político que existe para a criação da expressão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário