Unesco
promove debates sobre ensino de história da África nas escolas
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Pesquisa
da Unesco sobre o continente africano é realizada desde 1964. (ASCOM -
Prefeitura de Votuporanga / Creative Commons)
Estudiosos e pesquisadores expuseram seus pontos de
vista no círculo de debates e perspectivas para institucionalização da Lei
10.639/2003, lei que obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira
em todas as escolas brasileiras, públicas e particulares. As discussões,
produzidas pela Unesco, aconteceram nos eventos de lançamento da Coleção
História Geral da África. Sendo lançada em português, a publicação pretende
contar a história do continente na perspectiva dos próprios africanos.
A Coleção História Geral da África conta a história
do continente a partir da perspectiva dos próprios africanos, demonstrando a
diversidade de cultura, técnicas, tecnologias e todas as possíveis
participações do continente na construção da civilização que se vive hoje. Além
disso, a obra descreve a organização das sociedades africanas, que não era
somente constituída por tribos, como se costuma pensar. Também mostra a
história africana que não se resume somente ao tráfico de escravos, pobreza e
miséria.
A pesquisa da Unesco, iniciada em 1964, fez com
que, quase 30 anos depois, 250 cientistas coordenados por um comitê de 39
especialistas se reunisse num trabalho conjunto para completar as quase dez mil
páginas dos oito volumes da Coleção História Geral da África. A publicação
também foi editada em inglês, francês e árabe entre as décadas de 1980 e 1990.
No Brasil, a coleção foi viabilizada por uma
parceria entre a Secretaria e Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade
do Ministério da Educação (Secad/MEC) e a Universidade Federal de São Carlos
(UFSCAR). O objetivo da iniciativa é preencher lacuna que existe no
conhecimento da herança africana na formação da sociedade brasileira e a
contribuição para a construção da própria identidade nacional.
Confira alguns dos discursos realizados durante os
debates:
Alberto Costa e Silva fala sobre a história da África além
dos documentos oficiais
Elikia M'Bokolo fala sobre legados civilizatórios da África e produção de novos conhecimentos
Fernando de Albuquerque Mourão fala sobre Elaboração da Coleção História Geral da África
Fúlvia Rosemberg fala sobre qualificação profissional e relações étnico-raciais
Georgina Helena Lima fala sobre educação escolar quilombola
Hédio Silva fala sobre ensino de história da áfrica como direito constitucional
Jean Michel Tali fala sobre cultura afro-brasileira como um novo sopro à História da África
José Eustáquio de Brito fala sobre formação de professores para o ensino de história africana
José Flávio Sombra Saraiva fala sobre memória e tradição oral
Kabengele Munanga fala sobre História da Diáspora Africana
Luís Alberto Oliveira Gonçalves fala sobre reivenção da história e da imagem africana
Maria Aparecida Bento fala sobre os caminhos para institucionalização da lei 10.639/2003
Muryatan Barbosa fala sobre conceitos e rupturas na historiografia africana
Nilma Lino Gomes fala sobre processos para a transversalidade emancipatória da África
Petronilha Gonçalves fala sobre metodologias antecipatórias
Renato Emerson dos Santos fala sobre superar preconceitos na geografia africana
Valdemir Donizette Zamparoni fala sobre heranças e identidades africanas
Elikia M'Bokolo fala sobre legados civilizatórios da África e produção de novos conhecimentos
Fernando de Albuquerque Mourão fala sobre Elaboração da Coleção História Geral da África
Fúlvia Rosemberg fala sobre qualificação profissional e relações étnico-raciais
Georgina Helena Lima fala sobre educação escolar quilombola
Hédio Silva fala sobre ensino de história da áfrica como direito constitucional
Jean Michel Tali fala sobre cultura afro-brasileira como um novo sopro à História da África
José Eustáquio de Brito fala sobre formação de professores para o ensino de história africana
José Flávio Sombra Saraiva fala sobre memória e tradição oral
Kabengele Munanga fala sobre História da Diáspora Africana
Luís Alberto Oliveira Gonçalves fala sobre reivenção da história e da imagem africana
Maria Aparecida Bento fala sobre os caminhos para institucionalização da lei 10.639/2003
Muryatan Barbosa fala sobre conceitos e rupturas na historiografia africana
Nilma Lino Gomes fala sobre processos para a transversalidade emancipatória da África
Petronilha Gonçalves fala sobre metodologias antecipatórias
Renato Emerson dos Santos fala sobre superar preconceitos na geografia africana
Valdemir Donizette Zamparoni fala sobre heranças e identidades africanas
- Direitos autorais: Creative Commons - CC BY 3.0
Será que existem racismo e preconceito em nossa sociedade? Não tenham dúvida que existe! Mas, para aqueles que teimam em afirmar o contrário - O que vocês me dizem do racismo e preconceito Institucional? Afinal, faz 10 anos da lei 10639/2003 que diz que obrigatório o ensino de história da África e cultura afro-brasileira no ensino básico. Mas,os prefeitos e governadores assim agem para que isso realmente aconteça? E nossos secretários de educação municipais e estaduais será que não fazem também ouvidos de mercador?
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