terça-feira, 14 de maio de 2013

Debates sobre ensino de história da África nas escolas


Unesco promove debates sobre ensino de história da África nas escolas
URL fixa:
EBC - EBC
http://www.ebc.com.br/sites/default/files/styles/conteudo_ckeditor/public/hga1.jpg
Pesquisa da Unesco sobre o continente africano é realizada desde 1964. (ASCOM - Prefeitura de Votuporanga / Creative Commons)
Estudiosos e pesquisadores expuseram seus pontos de vista no círculo de debates e perspectivas para institucionalização da Lei 10.639/2003, lei que obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira em todas as escolas brasileiras, públicas e particulares. As discussões, produzidas pela Unesco, aconteceram nos eventos de lançamento da Coleção História Geral da África. Sendo lançada em português, a publicação pretende contar a história do continente na perspectiva dos próprios africanos.
A Coleção História Geral da África conta a história do continente a partir da perspectiva dos próprios africanos, demonstrando a diversidade de cultura, técnicas, tecnologias e todas as possíveis participações do continente na construção da civilização que se vive hoje. Além disso, a obra descreve a organização das sociedades africanas, que não era somente constituída por tribos, como se costuma pensar. Também mostra a história africana que não se resume somente ao tráfico de escravos, pobreza e miséria.
A pesquisa da Unesco, iniciada em 1964, fez com que, quase 30 anos depois, 250 cientistas coordenados por um comitê de 39 especialistas se reunisse num trabalho conjunto para completar as quase dez mil páginas dos oito volumes da Coleção História Geral da África. A publicação também foi editada em inglês, francês e árabe entre as décadas de 1980 e 1990.
No Brasil, a coleção foi viabilizada por uma parceria entre a Secretaria e Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (Secad/MEC) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). O objetivo da iniciativa é preencher lacuna que existe no conhecimento da herança africana na formação da sociedade brasileira e a contribuição para a construção da  própria identidade nacional.
Confira alguns dos discursos realizados durante os debates:
  • Direitos autorais: Creative Commons - CC BY 3.0

Um comentário:

  1. Será que existem racismo e preconceito em nossa sociedade? Não tenham dúvida que existe! Mas, para aqueles que teimam em afirmar o contrário - O que vocês me dizem do racismo e preconceito Institucional? Afinal, faz 10 anos da lei 10639/2003 que diz que obrigatório o ensino de história da África e cultura afro-brasileira no ensino básico. Mas,os prefeitos e governadores assim agem para que isso realmente aconteça? E nossos secretários de educação municipais e estaduais será que não fazem também ouvidos de mercador?

    ResponderExcluir