terça-feira, 14 de maio de 2013

Piso é lei faça valer


STF vincula piso à carreira a partir de 2011
Autor // CNTE
piso_lei_faa_valer
piso_lei_faa_valer
O Supremo Tribunal Federal definiu, em votação na tarde desta quarta-feira, que os estados e municípios devem cumprir integralmente o valor estabelecido pela Lei do Piso Nacional do Magistério na forma de vencimento inicial da carreira, sem recorrer a abonos e outras complementações, a partir de abril de 2011.
A CNTE esclarece que a lei entrou em vigor a partir de 2008. Até abril de 2011, quando houve o julgamento do mérito, era permitido aos governadores e prefeitos cumprir o valor estabelecido pela lei incorporando gratificações e benefícios.
A partir de abril de 2011 esse artifício deixou de ser permitido, conforme decisão do STF. O Tribunal também negou recurso pedido pelo governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, que solicitava mais um ano e meio a partir de abril de 2011 para o pagamento que incluía as complementações.
Em suma, a decisão do STF não deixa mais nenhuma desculpa para o descumprimento da lei em todo o país. Todo estado e município que, a partir de abril de 2011, não pagou o vencimento do Piso na carreira, poderá sofrer recursos judiciais para o pagamento retroativo de 2011 até o presente. Os gestores que deixaram de pagar o valor nominal do piso definido para os anos de 2009 e 2010 também poderão sofrer ações judiciais, uma vez que deveriam ter o valor integral ainda que em forma de complemento.
A votação do STF elimina qualquer dúvida e todos os artifícios que os governadores tentaram até hoje para não cumprir a lei.
(Atualizado às 20h20, 27/02/13)

3 comentários:

  1. Trecho de No caminho com Maiakóvski

    Na primeira noite eles se aproximam
    e roubam uma flor
    do nosso jardim.
    E não dizemos nada.
    Na segunda noite, já não se escondem;
    pisam as flores,
    matam nosso cão,
    e não dizemos nada.
    Até que um dia,
    o mais frágil deles
    entra sozinho em nossa casa,
    rouba-nos a luz, e,
    conhecendo nosso medo,
    arranca-nos a voz da garganta.
    E já não podemos dizer nada.

    De Eduardo Alves da Costa - Atribuído a Bertolt Brecht e Vladimir Maiakóvski

    ResponderExcluir
  2. "Vem vamos embora
    que esperar não é saber
    quem sabe faz a hora
    não espera acontecer"
    Quem serão os prejudicados com a não valorização dos professores?
    Inicialmente todos nós seremos lesados com o desrespeito da administração de Laranjeiras com a Educação.
    Mas, aqueles professores que mudaram de nível médio para superior perderão sua carreira, sua valorização profissional. E mais quando for se aposentarem novamente estarão perdendo. é mole ou quer mais? Então, Os filhos dos trabalhadores de Laranjeiras com a não qualidade da educação. Visto que, quem investe na formação continuada não é administração ( a prefeitura) são os próprios professores que assim o fazem com parte de seus salários em : cursos de pós-graduação, em materiais didáticos , participação em seminários etc. Mas, cada dia torna-se mais difícil de o Professor de Laranjeiras custear outras despesas a não ser alimentação! Nós queremos diversão e artes... a gente não quer só comida.

    ResponderExcluir