Laranjeiras (2003-2013): Mais dez anos de racismo?
Gildo Alves Bezerra
As leis federais nº. 10.639/2003 e
11.645/2008, que alteram a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB),
projetam um empreendimento grandioso. Sua dimensão não é dada pelos números que
conformam o sistema educacional brasileiro, mas pela natureza do desafio:
Alterar visões de mundo, redimensionar a memória coletiva, criticar mitos,
enfrentar preconceitos e educar assegurando o princípio da igualdade racial.
Percebemos ser fundamental a discussão
apresentada no livro “Discriminação Racial nas Escolas - Entre a Lei e as
Práticas Sociais”. Este livro demonstra que
a discriminação racial na educação não acontece na relação entre professor
versus aluno. Mas, entre o Estado e uma
parcela significativa da população brasileira.
Ressalta que tão ou mais importante do que punir comportamentos
individuais, necessitamos de políticas públicas, políticas educacionais que
assegurem eficácia ao princípio da igualdade racial.
Entretanto,
o alcance do escopo das leis exige, como se vê, o domínio tanto dos saberes
acadêmicos necessários à compreensão dos processos históricos africanos e
indígenas quanto sobre as formas de se criticar a tradição. Ele requer,
portanto, que os profissionais da educação dominem tanto os saberes específicos
de suas disciplinas quanto o arcabouço teórico e metodológico que permite
utilizá-los com vistas à oferta de uma educação inclusiva. Ele exige,
sobretudo, de professores, técnicos e gestores as
competências
necessárias para o enfrentamento das questões que subjazem ao proposto pela
lei: o enfrentamento do preconceito e de seus desdobramentos nocivos na
formação de crianças e adolescentes, por meio da construção de uma nova forma
de se pensar a formação da nação e da nacionalidade.
Percebemos ser fundamental a implementação de políticas públicas,
políticas educacionais que assegurem eficácia ao princípio da igualdade racial.
A negação desse pressuposto só confirma a existência de um racismo institucional
ainda presente em nosso município. Quais são as políticas públicas que a
prefeitura de Laranjeiras desenvolve para promoção da igualdade racial? Com
relação à educação a LDB diz que se trona obrigatório à inclusão do ensino de
História da África e Cultura Afro-brasileira e indígena em todas as escolas do
ensino básico pública e particular de todo o país. Em que a cidade de
Laranjeiras avançou para a efetivação desta política de Estado? Qual foi a formação
continuada disponibilizada aos educadores na étnico-racial objetivando uma
educação para diversidade e igualdade racial?
A ausência de políticas públicas e Principalmente de políticas educacionais digna só demonstra o quanto o preconceito ainda existe em nossa sociedade. Cadê a inclusão do ensino obrigatório de História da África?; Cadê o respeito a Lei do PISO do Professor, que uma forma do educador ter acesso aos bens culturais que facilitar a relação ensino-aprendizagem?
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